"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio

Seja bem vindo(a),

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Intervenção


Oi pessoal, resolvi postar aqui algumas situações para intervenção.
Hoje escolhi falar sobre o jogo Mancala. Vocês não encontrarão este jogo nas lojas, mas poderão mandar um marceneiro fazer ou fazer com a própria criança com uma caixa de uma dúzia de ovos, sem os ovos é claro. Não iremos precisar deles só da caixa. Precisaremos também de feijões mais graudos.
Este é um ótimo jogo para se jogar com crianças a partir de 9 anos e com adolescentes. Trabalha concentração e raciocínio lógico. Para jogá-lo precisa-se ter muita atenção.
Joga-se com 2 jogadores.
O jogo possui seis cavidades de cada lado e duas cavidades nas extremidades chamados de oásis. O oásis do jogador será sempre o da sua direita.

Regras do jogo. Distribui 3 caroços de feijão conforme a gravura.
O jogo deve ser jogado no sentido anti-horário sempre.
O primeiro jogador inicia pegando 3 caroços de feijão do seu próprio lado e distribuindo nas casas seguintes à sua, um em cada casa. Não pode deixar o feijão na casa em que estava.
Se o último feijão desses três que ele distribuiu cair no seu oásis à sua direita (sentido do jogo) ele terá o direito de jogar novamente, por isso fique atento para tentar fazer isso sempre que possível.
Se em outro momento o último feijão que o jogador A distribuiu cair numa casa vazia sua e do outro lado do adversário B tiver grãos de feijão estes grãos do jogador B irão para o oásis de quem distribuiu (jogador A). Isto também deve-se tentar fazer sempre que possível, não deixe passar esta oportunidade.
Você deverá contar sempre seus feijões antes de distribuí-los para ver onde irão cair. Se não contá-los poderá perder feijões de graça.
Ao distribuir os grãos, estes poderão passar para o lado do adversário B, mas passarão a pertencer a ele. E se ao passar para o adversário B cair numa casa vazia paralela a uma casa do jogador A contendo feijões, este irão para o oásis do jogador B já que o último grão caiu do seu lado.
Vence quem conseguir mais feijões no seu oásis.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Vc vai nos ajudar muito!!!!!! Eu já fiz o jogo mancala com suporte de papelão de maçã. Foi ótimo. Havia até esquecido das regras do jogo e só agora vendo a sua postagem que voltei ao passado. Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem! Volte sempre!

Se desejar obter mais informações sobre a Psicopedagogia acesse meu site http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/