"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio

Seja bem vindo(a),

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Apostila do Método Fônico

Clique aqui para baixar a apostila completa do Método Fônico

http://espaco-educar-lisa.googlegroups.com/web/Metodo_Fonico_ApostiladeAtividades.zip

Dica de leitura:

ALFABETIZAÇAO - METODO FONICO
Autor: CAPOVILLA, ALESSANDRA GOTUZO SEABRA
Autor: CAPOVILLA, FERNANDO CESAR
Editora: MEMNON

Após examinar a fundo 115 mil estudos à procura do método de alfabetização mais eficaz, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido decidiram adotar oficialmente o método fônico. Infelizmente, contudo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do MEC ainda insistem em pregar um outro método de alfabetização que, de acordo com aqueles países, é ultrapassado, improcedente e ineficaz. Isto tem custado caro ao aluno brasileiro, cuja competência em leitura e escrita tem caído de modo alarmante, sendo classificado em último lugar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos. 'Alfabetização - método fônico' explica os dados científicos nacionais e internacionais que comprovam a clara superioridade do método fônico e demonstra, passo a passo, como implementá-lo na sala de aula para a alfabetização eficaz, tal como faz o Reino Unido, a França e os Estados Unidos, de modo a reverter as alarmantes taxas de fracasso escolar de nossas crianças.

3 comentários:

  1. Pequeno detalhe...
    Os países a que o artigo se refere têm uma escrita, de fato, fonosilábica. como é que alguém poderia aprender pelo método global numa língua em que uma mesma letra pode ter até oito sons diferentes?
    Não é o caso do Brasil!
    Sugiro maiores e melhores estudos comparativos antes de se eleger este ou aquele método como "cientificamente" correto!
    Abraços,

    Flávio Boleiz Júnior

    ResponderExcluir
  2. Prezado Flávio, o comentário não é de minha autoria, mas sim de uma das mais respeitadas doutoras na área: Alessandra Capovilla com vários livros publicados.
    Abraços,
    Simaia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Simaia pelo texto. Eu assisti recentemente uma palestra como o Dr. Luiz Carlos Faria ele disse a mesma coisa que vc e tb citou o caso dos EUA.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem! Volte sempre!

Se desejar obter mais informações sobre a Psicopedagogia acesse meu site http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/