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domingo, 3 de junho de 2012

Entrevista com Simaia Sampaio–Revista Gestão Educacional

Livro: Transtornos e dificuldades de aprendizagem - Entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais
Simaia Sampaio e Ivana Braga de Freitas
WAK Editora

  livro transtornosAs necessidades educativas especiais são dificuldades que surgem nas crianças em idades variadas e que podem afetá-las em diversos aspectos, como na cognição, na linguagem e no comportamento. Para Simaia Sampaio, organizadora do livro Transtornos e dificuldades de aprendizagem – Entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais (WAK Editora), esses educandos precisam de cuidados especiais e de um preparo diferente tanto do educador quanto da escola.

Gestão Educacional: Como deve ser o profissional que lida com esses estudantes?

Simaia Sampaio: Com essas crianças, em particular, é preciso que o educador, acima de tudo, goste do que faz, e o faça com dedicação, amor e afeto. Além disso, é importante que esse educador procure conhecer a demanda dessa criança (sobre seu transtorno ou distúrbio especificamente) e procure dialogar com o profissional que acompanha a criança fora da escola, acatando as orientações e sugestões que se adéquem às necessidades desse aluno.

Gestão Educacional: Que tipo de mudanças a escola regular deve promover para inserir os alunos com necessidades especiais?

Simaia: Cada transtorno apresenta uma demanda diferente e, para que mudanças aconteçam, a escola deverá conhecer o transtorno e como ele se apresenta no aluno. Portanto, é importante para a escola que a criança tenha uma orientação do profissional que a acompanha. Normalmente, as mudanças deverão acontecer na sala de aula e às vezes na escola como um todo. Uma criança que apresenta Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por exemplo, deverá estar numa sala de aula com poucos estímulos visuais, poucos alunos e não mais que duas crianças com a mesma necessidade. Já um aluno com dislexia necessita de um ledor durante a avaliação, pois o problema não está no entendimento, mas sim na leitura.

Gestão Educacional: O que é melhor para esses alunos: uma escola regular que os inserem em sua estrutura ou uma escola dedicada somente a eles?

Simaia: Muitos estudos mostram os benefícios da inclusão de uma criança especial numa escola regular, pois o convívio com crianças normais pode acelerar o seu desenvolvimento. Entretanto, se a escola não souber fazer este trabalho, o resultado será catastrófico. Já ouvi relatos de pais que desistiram da escola regular porque seu filho passou a sofrer perseguição dos colegas ou por ouvir críticas de pais das demais crianças que acham que aquela criança especial está atrapalhando. A maioria das escolas não conscientiza os pais e as crianças especiais são colocadas nas salas de aula sem critério e sem estrutura de apoio. Uma escola especial, por sua vez, também não garante o bom desenvolvimento do aluno se não for benfeita.

Transtornos e dificuldades de aprendizagem – Entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais

Simaia Sampaio e Ivana Braga de Freitas (orgs.)

WAK Editora

Este livro proporciona orientações diversificadas e essenciais para quem vive o contexto escolar e considera as necessidades educativas especiais de forma ampla. A obra apresenta uma análise detalhada de diversos transtornos ligados à infância e à adolescência, fase à qual a educação infantil e o ensino fundamental estão relacionados. R$ 58,00, 288 páginas.

Fonte: Revista Gestão Educacional

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