"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio

Seja bem vindo(a),

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Escolas poderão ser obrigadas a ter programa de tratamento da dislexia


AGÊNCIA CÂMARA 10/06/2012 23h00

O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3394/12, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que obriga estados e municípios a manter programa nas instituições de educação básica para diagnóstico e tratamento de estudantes com dislexia.
Conforme a proposta, as escolas deverão ter material didático para aprendizagem de crianças e adolescentes disléxicos. Além disso, os professores da rede de ensino receberão cursos sobre o assunto.
O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar, com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos.
Dislexia
A dislexia é um transtorno de aprendizagem de leitura crônico, de origem neurobiológica. É o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial, segundo a Associação Brasileira de Dislexia.
Fonte: Correio do Estado da Bahia



2 comentários:

  1. Olá Simaia! Muito interessante esta informação. É mesmo importante que haja nas escolas um programa desta natureza. A Dislexia causa muitos problemas para a criança e o adolescente e o mais grave é a discriminação, o preconceito.
    Convido vc a conhecer meu blog:

    http:/espacoalfaletrar.blogspot.com/
    Seja muito bem-vinda, viu?

    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  2. É louvável o interesse desse deputado quanto aos portadores desse transtorno, que é o carro chefe de outros. Porém, devemos ter o cuidado de mais uma vez não errarmos com a escola. Obrigar parece que nenhuma escola se preocupa com os seus educandos, quando sabemos que não é assim. Capacitar os professores para trabalharem melhor com os alunos portadores de dislexia, dislalia, discalculia, disortografia, afasia e etcetera, é o certo. Desde que tais capacitações sejam REALMENTE feitas com primor e, não mais um meio de torrar o dinheiro do contribuinte destinado à educação. Não só a educação necessita de recursos; a saúde, também.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem! Volte sempre!

Se desejar obter mais informações sobre a Psicopedagogia acesse meu site http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/