"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio

Seja bem vindo(a),

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Jurista dá razão a mãe de aluna com dislexia

Decisão do Júri Nacional de Exames foi arbitrária e inconstitucional. A leitura jurídica é de Paulo Otero. Para o professor de Direito Administrativo e Constitucional, na Faculdade de Direito de Lisboa, a aluna com dislexia foi discriminada.


A mãe da aluna com dislexia que viu negada pelo Júri Nacional de Exames a possibilidade de realizar as provas finais do 9.º ano em sala separada com leitura de enunciados, anunciou este fim-de-semana quevai recorrer do caso para a justiça.

Constança é uma jovem de 14 anos com dislexia a quem foi negada a leitura acompanhada para as provas finais do 3.º Ciclo, medida que tem sempre feito parte do seu percurso escolar.

Perante isto, a mãe, Mafalda Alves considerou a decisão «anti-constitucional», salientando que é uma «injustiça enorme» o Governo ter retirado as medidas aos alunos «a um mês dos exames, sem aviso prévio».

A TSF confrontou Paulo Otero com este caso e na opinião do jurista «é arbitrário e injustificável que no momento culminante do ano letivo, a aluna não tenha o tratamento diferenciado de que sempre beneficiou». O professor de Direito lembra, ainda, que « a Constituição prevê um regime especial para cidadãos portadores de deficiência», para além do direito de um aluno ter «acesso ao ensino de acordo com as capacidades».

Fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2615476

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem! Volte sempre!

Se desejar obter mais informações sobre a Psicopedagogia acesse meu site http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/