"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio

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domingo, 19 de agosto de 2012

NEUROAPRENDIZAGEM UMA PEDAGOGIA INOVADORA

Artigo de Roberte Metring na revista Psique.

Uma vez que abundam, atualmente, informações a respeito da formação do sistema nervoso, em particular sobre o cérebro, e que, ainda assim, estamos pouco mais que engatinhando no aproveitamento dessas informações para as práticas pedagógicas e educacionais, é licito perguntar de que adianta saber disso tudo para as questões voltadas ao ensino? De que adiantam a neurociência e as pesquisas mais avançadas nos mostrarem como funcionamos, como aprendemos, o que o cérebro é capaz de fazer em determinada fase do desenvolvimento se não saímos da teoria para a prática, ou seja, se não utilizamos a academia para evoluir nos processos educacionais práticos?

Outra questão fundamental: é possivel que um professor, ou qualquer outra pessoa envolvida com as questões do binônio ensino-aprendizagem, possa fazer uso das informações trazidas pela Neuropsicologia (um ramo das Neurociências) sem passar por alguma especialização ou formação específica?

A resposta é simples ….

Assim ele abre a matéria publicada na revista PSIQUE Ciência & Vida nº 80, desse mês de Agosto/12, na sessão DOSSIÊ: NEUROAPRENDIZAGEM UMA PEDAGOGIA INOVADORA, às páginas 44-50. A revista já está nas bancas, e vale à pena a leitura

Um comentário:

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